Login  Associe-se  Contato
Notícias
Proposições legislativas para acompanhar em 2019

Direito de greve e outros 10 temas aos quais os servidores devem prestar atenção.

16/01/19 09:30

Ao contrário do resto das pessoas, o ano novo para os parlamentares só tem início em fevereiro. Mesmo assim, já é possível prever temas que devem preocupar os servidores públicos, e a população em geral, no próximo mandato legislativo. O primeiro deles é é a Reforma da Previdência. Na figura da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 de 2016, concretizar as mudanças é uma das principais metas do novo governo.

O projeto, no entanto, precisa ser aprovado em quatro turnos no Congresso Nacional: dois no Plenário da Câmara dos Deputados e outros dois no Senado Federal. O modelo atual, proposto logo no início da gestão Temer, já sofreu algumas alterações na Comissão Especial da Câmara.

Sabe-se ainda muito pouco sobre o novo esboço da proposta, mas essa deve ser uma das primeiras medidas a ser recebida pela Casa logo após o fim do recesso. A única certeza até agora é que, se for aproveitada pelo novo governo, a PEC 287/2016 deve ser ainda mais modificada.

Dispensa por insuficiência, direito de greve e teto salarial

Outra medida encampada pelo governo passado, a dispensa de servidores por insuficiência de desempenho também aguarda uma decisão. Tramitando duplamente através do Projeto de Lei do Senado (PLS) 116 de 2017 e pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 248 de 1998 (e apensados), ela é considerada uma potencial ameaça à estabilidade das carreiras públicas uma vez que pode abrir caminho para perseguições e pressões políticas no exercício da função pública.

Da mesma leva, o Projeto de Lei (PL) 6.726 de 2016 pretende regulamentar o limite remuneratório constitucional para fins de aplicação do teto salarial. O PL já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Por fim, o PL 4.497 de 2001, que regulamenta o direito de greve dos servidores também aguarda aprovação.

Outras propostas

Além das citadas, outras propostas importantes para o funcionalismo são:

  • PLS 288/15, estabelece critérios de mérito no Regime Jurídico da União;
  • PEC 139/15, extingue o abono de permanência para o servidor público que já reúne as condições para se aposentar, mas opta por seguir na ativa;
  • PEC 400/14, define os critérios para remuneração variável a servidor da União, Estados e municípios, de acordo com a qualidade do serviço prestado e a produtividade de cada um.
  • PL 6.506/16, institui o Fundo Nacional dos Servidores Públicos para promover a remuneração salarial em situações de catástrofes, calamidade pública ou graves crises econômicas.

Confira o andamento de cada proposição:

  1. PEC 287/16: aprovado parecer na comissão especial da Câmara
  2. PLS 116/17: aguardando designação do relator na Comissão de Assuntos Sociais do Senado
  3. PLP 248/98: pronto para ir ao Plenário da Câmara
  4. PL 6.726/16: aguardando parecer na comissão especial da Câmara
  5. PL 4.497/01: pronto para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara
  6. PLS 288/15: aguardando parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado
  7. PEC 139/15: aguardando designação do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara
  8. PEC 400/2014: aguardando Criação de Comissão Temporária pela Mesa da Câmara
  9. PL 6.506/16: pronto para Pauta na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Foto da capa: Pedro França/Agência Senado.



Fonte: Assessoria
Acessos: 919

Tags relacionadas:

congresso   senado  

Leia também