Login  Associe-se  Contato
Notícias
Justiça 4.0 lança curso de classificação processual e inteligência artificial
O curso é direcionado a servidoras e servidores técnicos do Poder Judiciário com atuação na área da Tecnologia da Informação.
25/06/24 16:39

O Programa Justiça 4.0 disponibiliza novo curso on-line de Classificação Processual e Inteligência Artificial: Conhecendo o Projeto ALICIA na Prática. O curso é direcionado a servidoras e servidores técnicos do Poder Judiciário com atuação na área da Tecnologia da Informação e no desenvolvimento de aplicações para a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).

O objetivo da capacitação é fornecer subsídios e exemplos de como reproduzir e aplicar as soluções de inteligência artificial (IA) disponibilizadas no âmbito do Projeto ALICIA. Além disso, aborda conceitualmente a arquitetura dos modelos de IA construídos no âmbito do Projeto, de forma que soluções similares possam ser utilizadas em tribunais.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário, que pode ser acessado via link direto ou no CEAJud, clicando em “Saiba Mais” ao encontrar o curso na plataforma. As informações preenchidas serão validadas pelo CEAJud e, em até cinco dias úteis, os interessados que se enquadrarem no requisito (vínculo com o Poder Judiciário) serão contatados e o acesso ao curso será autorizado.

O Projeto ALICIA (Análise Linguística para Classificação Automatizada), realizado no âmbito do Programa Justiça 4.0, propõe o uso da IA como solução para a classificaçãoautomatizada de peças processuais. Na prática, pode auxiliar, por exemplo, no processamento de petições iniciais, contestação, atos decisórios, despacho, decisão e sentença, recursos e contrarrazões, entre outros.

Conheça mais detalhes

Curso Classificação Processual e Inteligência Artificial: Conhecendo o Projeto ALICIA na Prática

Formato: Autoinstrucional on-line
Carga horária: 6 horas

Ao total, o curso está dividido em 6 Módulos:

  • Módulo 1: Grafo de Conhecimento da Justiça Brasileira
  • Módulo 2: Classificador de Assuntos – Parte 1
  • Módulo 3: Classificador de Assuntos – Parte 2
  • Módulo 4: Trata Texto em Lote
  • Módulo 5: Artificial Intelligence Law Assistant – AILA
  • Módulo 6: Modelo NER – Reconhecimento de Entidades Nomeadas

Para obter o certificado, exige-se um aproveitamento mínimo de 70% na avaliação final e o preenchimento da avaliação sobre qualidade da capacitação.

O curso faz parte de uma trilha formativa sobre IA, que inclui ainda as formações de Introdução à Inteligência Artificial para o Poder Judiciário e Anotação de Dados para Modelos de Inteligência Artificial no Judiciário.

A partir das três capacitações, on-line e autoinstrucionais, é possível entender o que são e como podem ser construídos os modelos de IA e os benefícios de suas aplicações no Judiciário brasileiro. Saiba mais clicando aqui.

Justiça 4.0

A formação integra as ações de aperfeiçoamento funcional desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0, uma iniciativa de cooperação técnica entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoiada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Justiça 4.0 desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro. Conheça outros cursos oferecidos no âmbito do programa.



Fonte: CNJ
Acessos: 53

Tags relacionadas:

servidores  

Leia também