Login  Associe-se  Contato
Notícias
Programa "Jornada" fala da adaptação de idosos às novas tecnologias no trabalho

A inserção de idosos no mundo digital ganha destaque no terceiro episódio do programa "Jornada", lançado nesta segunda-feira (13), no canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST), no YouTube.

15/09/21 11:22

A inserção de idosos no mundo digital ganha destaque no terceiro episódio do programa "Jornada", lançado nesta segunda-feira (13), no canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST), no YouTube. O programa apresenta os desafios enfrentados por profissionais acima de 60 anos para se adaptarem a um mercado de trabalho cada vez mais digital. Com o distanciamento imposto para evitar a propagação do novo coronavírus, eles tiveram que aprender a utilizar ferramentas virtuais para seguirem trabalhando.

A equipe do "Jornada" conversou com trabalhadores que se adaptaram a esse novo cenário e relatam experiências, dificuldades e avanços perante as novas tecnologias. A influenciadora digital Maria Lúcia Silva é uma das entrevistadas. Ela conta como as redes sociais possibilitaram-lhe uma nova profissão. "Elas me abriram portas e têm dado resultado, têm atraído patrocinadores. Isso é muito bom porque não sou aposentada, vivo do meu trabalho", afirma. 

Durante a pandemia, o psicólogo Osvaldo Tadeu entrou em uma escola voltada à terceira idade, a fim de aprender a operar novas ferramentas digitais. Nesta edição, ele diz que a tecnologia lhe permitiu manter os atendimentos profissionais. "Já que não podíamos encontrar os pacientes, utilizamos o celular".

O ministro do TST Evandro Valadão também participa deste episódio. Ele fala do preconceito sofrido por idosos no mercado de trabalho e lembra as garantias asseguradas pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). "O idoso pode e deve contribuir e, nesse espírito de solidariedade que deve nortear a vida de todos nós, devemos ampará-lo para que tenha um envelhecimento ativo, produtivo e feliz", observa.

Serviço – Jornada

Periodicidade: semanal, com publicação sempre às segundas-feiras.

Horário: 12h

Onde assistir: TST Tube – e TV Justiça (quartas – 20h45)



Fonte: TST
Acessos: 25

Leia também