Login  Associe-se  Contato
Notícias
Economia e Enap lançam capacitação sobre o Programa de Gestão

Certificação avançada é voltada para servidores públicos.

11/08/21 08:33

O Ministério da Economia (ME), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lança a Certificação Avançada em Programa de Gestão. No novo modelo de trabalho implantado pelo Programa de Gestão, a atuação dos servidores públicos pode ser realizada de três formas: teletrabalho, híbrido ou presencial. A iniciativa foi estabelecida pela Instrução Normativa n° 65/2020, que moderniza a administração pública. 

“Trata-se de uma mudança de cultura no serviço público. Avaliar o trabalho do servidor pelas entregas realizadas, por sua produtividade, e não mais pelo controle da frequência”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade. Ao todo, são oito cursos disponíveis que vão orientar tanto servidores públicos quanto os ocupantes dos cargos de chefia. A capacitação é dividida em duas partes – ao concluir cada etapa o aluno recebe uma certificação avançada. “Esta parceria com a Enap é para difundir essa oportunidade entre todos os órgãos”, complementa o secretário especial.

O programa de gestão contribui para o aumento da produtividade e a qualidade das entregas e também para a redução de despesas de custeio. Durante a capacitação, os servidores participantes irão adquirir conhecimentos sobre o melhor gerenciamento do tempo, das equipes, das relações interpessoais, das entregas a serem realizadas como fruto do seu trabalho, além de inteligência emocional. Segundo as regras da IN, as atividades executadas terão de ser passíveis de controle e possuir metas, prazos e entregas previamente definidas.

“O mundo do trabalho mudou e o governo federal também está mudando. Estamos prontos para oferecer aos servidores todo o conhecimento que eles precisam para se reinventar e aperfeiçoar habilidades profissionais alinhadas a essa nova realidade”, garante Diogo Costa, presidente da Enap.

Até julho de 2021, nove órgãos completaram o processo de adesão ao Programa, que inclui a edição de um normativo e a instalação do sistema de gestão: Ministério da Economia (ME), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério da Cidadania, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

Os interessados em participar devem acessar o portal da Enap e realizar a inscrição:
Profissionais em geral (parte 1) - https://www.escolavirtual.gov.br/programa/43
- Noções básicas de trabalho remoto¦10h
- Teletrabalho e educação a distância¦8h
- Inteligência emocional¦50h
- Gestão pessoal - base da liderança¦50h

Ocupantes de cargos de chefia (parte 2) - https://www.escolavirtual.gov.br/programa/42
- Gestão de equipes em trabalho remoto¦20h
- Liderança e gestão de equipes¦30h
- Desenvolvendo times de alta performance¦30h
- Gestão de conflitos e negociação¦20h



Fonte: Enap
Acessos: 246

Leia também