Login  Associe-se  Contato
Notícias
TRF1 lidera ranking de governança

Questionário avaliou o grau de maturidade em governança de toda a Justiça Federal em relação às práticas de gestão

20/03/19 17:05

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região é líder na pesquisa sobre o Ciclo de Governança da Justiça Federal 2018/2019 divulgada na última quinta-feira (14) pelo Observatório da Justiça Federal. O questionário foi aplicado em 33 unidades e avaliou o grau de maturidade em governança da Justiça Federal em relação às práticas de gestão em áreas como estrutura e funcionamento da rede de governança; gestão de pessoas e da informação; execução da estratégia; melhoria e inovação; monitoramento e avaliação dos resultados e comunicação; relacionamento institucional e transparência.

As respostas dadas pelas seções judiciárias, tribunais regionais federais e pelo CJF compõem o Índice Geral de Governança das Unidades Judiciárias da JF (iGovJF), que classifica como inicial (<30), básico (entre 30 e <50), intermediário (entre 50 e <70) e aprimorado (entre 70 e <100) os graus de maturidade em governança. Este indicador analisa como os objetivos traçados no plano estratégico estão sendo aplicados no dia-a-dia das seções judiciárias, tribunais e no CJF. O propósito maior é desenvolver e colocar em prática medidas que melhorem a administração judicial e, consequentemente, a prestação de serviços ao cidadão.

A Primeira Região, que abrange as seções judiciárias de 13 estados e do Distrito Federal, evoluiu de 55.2 em 2016 para 75.8 no ano passado, sendo, assim, considerado como aprimorado, de acordo com o iGovJF.

Um dos destaques foi a Seção Judiciária de Rondônia, que subiu do 17º para o 2º lugar do ranking, atingindo 82.24 pontos na avaliação feita no ano passado. Dois anos antes, a maturidade de governança da unidade judiciária era intermediária. A Seção Judiciária do Acre ocupa o 3º lugar, com pontuação de 82.13, sendo seguida pela Seção Judiciária de São Paulo (81.81) e pela Seção Judiciária de Roraima (81.59).

O Conselho da Justiça Federal, os Tribunais Regionais Federais da 3ª Região, 4ª Região, da 5ª Região e as Seções Judiciárias de Roraima, Acre, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Ceará, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e Pará atingiram a meta estabelecida para o iGov JF de 2016 (55) e de 2018 (65).

Para acessar estes e outros gráficos com estatísticas relativas ao CJF, aos Tribunais Regionais Federais e às Seções Judiciárias acesse o Observatório da Estratégia da Justiça Federal.



Fonte: CJF
Acessos: 996

Tags relacionadas:

judiciário   TRFs  

Leia também